UM LUGAR QUE MISTURA TURISMO, TREM, CAFÉ E FUTEBOL: A VILA DE PARANAPIACABA

Talvez você nunca tenha ouvido falar na pequena Vila de Paranapiacaba. Pertencente ao Município de Santo André, este lugar serviu de base para a construção da linha férrea que estava sendo construída para levar o café do interior ao Porto de Santos, a São Paulo Railway, por uma companhia inglesa.


Por isso mesmo, do tupi, Paranapiacaba significa “Caminho de onde se vê o mar”, já que é o último ponto de parada antes da descida de Serra.


O responsável e idealizador da construção da via férrea foi ninguém menos que Barão de Mauá, que a procurou a companhia inglesa, inaugurando-a em 1867.


Mas para que isso fosse possível, era necessário trazer toda tecnologia e pessoas capazes de colocá-la em prática. Então Paranapiacaba serviu como casa para todos os trabalhadores que vieram construí-la, bem como seu engenheiro chefe.


Daí, é possível entender porquê a vila tem estilo inglês, que conseguiu de certa forma ser conservado durante todo este tempo, o que a torna um lugar interessante para visitação.


Ainda, ela é tombada pelos Órgãos Municipal, Estadual e Federal e reconhecida pela UNESCO como de valor relevante para a humanidade.


A Vila traz como pontos de interesse, por exemplo, o Museu do Castelo, que era a Casa do Engenheiro Chefe da Obra, e que fica num dos pontos mais altos, para que pudesse observar a obra se desenvolvendo.


Também há a Casa Fox, uma casa dos anos 1930, que manteve seus contornos originais no qual é possível ver como viveram as pessoas, a Igreja, que fica no ponto mais alto da Vila e há um mirante que, em dias de céu aberto é possível ver até Cubatão.


Existe ainda um trem “fantasma” que é uma locomotiva abandonada, o CDARQ, um museu de maquetes que mostra a construção das casas da vila, o galpão dos solteiros, a passarela que liga a parte baixa e alta da vila, e o Antigo Mercado, que hoje é aquele mercado de variedades de qualquer cidade que a gente curte visitar para consumir os produtos da região, como o Cambuci.


Por falar nisso, Paranapiacaba se encontra numa área de Mata Atlântica preservada, e existem diversas trilhas para os amantes de ecoturismo, porém, há necessidade de contratação de guias.


Mas você deve estar se perguntando agora: o que tudo isso teve a ver com futebol?


Bom, o ilustre filho de um dos trabalhadores da São Paulo Railway que foi para Paranapiacaba era apenas Charles Miller. Seu pai se casou com uma brasileira e ele nasceu aqui. Porém, aos 10 anos foi enviado à Inglaterra para estudar e, por acaso, aprendeu a jogar futebol.


E hoje é conhecido como um dos maiores difusores do esporte no país, após retornar para cá (para trabalhar na ferrovia) com um par de chuteiras, um livro de regras do jogo, uniformes usados e bombas para encher bolas.


E é possível também observar essa influência na Vila de Paranapiacaba: seu clube de futebol, o União Lyra-Serrano, fundado em 1894, teve o primeiro campo de futebol com medidas oficiais no país e hoje tem um memorial a Charles Miller.


Paranapiacaba é definitivamente um lugar que vale a pena ser conhecido, pelo seu valor histórico, cultural e ecológico. E inclusive, você pode fazer isso de trem, pelo Expresso Turístico da CPTM, que sai aos finais de semana da Estação da Luz e utiliza a ferrovia que foi construída, antes, para o escoamento de café.


Imagem-do-Whats-App-de-2023-09-13-s-16-39-42 Imagem-do-Whats-App-de-2023-09-13-s-16-39-41
fab

Autor: Fernanda Goldzveig

Fernanda, que gosta de ser chamada de Fefa, é formada em Direito, mas encontrou seu verdadeiro propósito viajando....


Saiba Mais

** Todo artigo em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados, não reflete necessariamente a opinião do programa São Paulo Mais Perto.


Colabore conosco!

Tem alguma notícia relevante, algum assunto ou projeto que conheça sobre turismo? Preencha o formulário abaixo ou envie um e-mail para contato@saopaulomaisperto.com.br.