OPORTUNIDADE DE EXPERIÊNCIA ÚNICA EM SÃO PAULO

Este ano, o icônico Edifício Martinelli completa 100 anos de existência.


Este prédio foi o primeiro arranha céu da América Latina, idealizado pelo imigrante italiano Giuseppe Martinelli.


Em 1924, inicialmente projetado para ter 12 andares, em razão do clamor da população, que pedia um prédio cada vez maior, chegou em 24 andares em 1928, época em que o próprio Martinelli assumiu o projeto arquitetônico e botou a mão na massa, literalmente, como pedreiro.


Assim como toda obra inovadora causou frisson, tendo sido embargada e discutida judicialmente, quando uma comissão técnica entendeu que o prédio seria seguro, desde que limitado a 25 andares.


Porém, Martinelli não se contentou, tendo construído mais 5 andares no topo do edifício para ser sua residência, tal como Gustave Eiffel fez com sua famosa Torre, chegando então, aos 30 andares.


Com uma arquitetura vistosa e luxuosa, foi lar de partidos políticos, jornais, clubes, hotéis, cinema, lojas, restaurantes e ainda serviu de espaço para outdoors (quando ainda podia, né?).


O prédio foi concluído em 1931, porém, levou Martinelli à falência, o que o fez vendê-lo ao Governo da Itália. Com a 2ª Guerra Mundial, estando o Brasil em lado oposto, confiscou todos os bens daquele país, passando o edifício, então, a pertencer à União, tendo o nome mudado para “Edifício América”.


Em 1944 deixou de ser o prédio mais alto da cidade, quando o prédio do Banespa, hoje conhecido como Farol Santander, passou a ostentar tal título. Ironicamente os dois edifícios que ficam frente a frente, um de cada lado da rua.


Um projeto de restauração foi iniciado em 1975, com a ocorrência de sua desapropriação. Foram substituídos os sistemas hidráulicos, elevadores e a sua fachada foi limpa, sendo reinaugurado no ano de 1979.


Novamente, em 2008 a cobertura passou por reformas em sua infraestrutura e em 2010 foi reaberto, como propriedade da Prefeitura de São Paulo.


No 26º andar, fica o seu terraço, que tem uma visão panorâmica da cidade, sendo possível observar aquela “selva de pedra” que a gente tanto ama, e pontos inesquecíveis como o Pico do Jaraguá e as antenas na Paulista, e era aberto à visitação.


Porém, o prédio foi fechado para visitação desde 2020 (vulgo, “o mundo parou com a pandemia”).


Entretanto, no início deste ano foi feita uma licitação para a concessão do terraço do Edifício Martinelli (além do 25º, 27º e 28º andares e loja 11 no térreo), vencida pelo Grupo Tokyo, que pretende instalar bares, cafés, lojas, anfiteatros, museu e realizar shows e festas.


Contudo, para tanto, haverá a necessidade de fechar o edifício para reformas estruturais.


Mas antes disso, não se podia deixar passar em branco o centenário deste prédio tão importante para nossa cidade.


Então, em comemoração aos 100 anos do Edifício Martinelli, criou-se o projeto M100, que será uma instalação temporária antes do início da reforma completa, com início esperado para o segundo semestre deste ano. Durante 100 dias, haverá a promoção de eventos artísticos, visitas guiadas, shows e muitos mais.


No período de 14 a 24 de março, o projeto M100 foi palco para feiras de artes, designs, arquitetura e tecnologia.


Já a partir do dia 29 de março, passará a oferecer visitações guiadas gratuitas ao público, mediante reserva online, pois há número restrito de visitantes, por razões de segurança.


Além disso, haverá eventos artísticos e apresentações, com promoção de encontros culturais plurais no centro histórico de São Paulo, com horários e valores diversos


.

Os ingressos gratuitos para visitações guiadas e os tickets para eventos culturais estão disponibilizados no perfil do Instagram @edificiomartinelli.


Assim, trata-se de uma oportunidade única para ser vivida antes que este edifício tão importante da cidade de São Paulo seja fechado novamente!


Eu já garanti meu ingresso, e você?



fab

Autor: Fernanda Goldzveig

Fernanda, que gosta de ser chamada de Fefa, é formada em Direito, mas encontrou seu verdadeiro propósito viajando....


Saiba Mais

** Todo artigo em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados, não reflete necessariamente a opinião do programa São Paulo Mais Perto.


Colabore conosco!

Tem alguma notícia relevante, algum assunto ou projeto que conheça sobre turismo? Preencha o formulário abaixo ou envie um e-mail para contato@saopaulomaisperto.com.br.