A importância da rede turística para o turismo pet friendly


Pode até ser clichê dizer que ninguém faz nada sozinho, mas é a mais pura verdade, especialmente no turismo.


Sabemos que o turismo é uma rede, baseado em conexões e cooperação. Já parou para pensar que, para o turismo pet friendly, é importante incorporar outros atores a essas conexões?


A jornada começa muito antes do check-in no hotel ou da escolha do restaurante. Ela começa na fase de pesquisa, quando os viajantes buscam informações sobre destinos e estabelecimentos que acomodam seus animais de estimação. É nesse momento que as conexões são fundamentais. Agências de viagens, sites especializados, redes sociais e aplicativos direcionados a este nicho desempenham um papel crucial ao conectar os viajantes com as opções pet friendly.


Compreender a jornada do viajante é fundamental para criar conexões que facilitem e enriqueçam a experiência do cliente. Se meu hotel é um destino em si, onde o hóspede viaja para desfrutar da estrutura do hotel, as necessidades serão diferentes de um hotel onde o viajante vai passar menos tempo e o dia passeando pelos arredores.


Se o seu hotel fica no litoral e não permite que os pets vão à praia, que alternativas oferecer ao tutor? Ele pode aproveitar a estadia curtindo as instalações do hotel? Existem profissionais que oferecem serviços de pet sitter ou creche para cães que podem ser indicados ao cliente? Você pode sugerir passeios pet friendly na região?


Se o seu restaurante é pet friendly, que tal estabelecer parcerias com hotéis e agências de turismo que também recebem animais de estimação?


Antes de viajar para qualquer destino, sempre pesquiso os serviços disponíveis na região, como farmácias, hospitais e, claro, clínicas veterinárias. Já precisei ir ao veterinário durante viagens mais de uma vez.


Uma vez, há alguns anos, minha cachorrinha arrancou um dente durante uma viagem. Era sexta-feira à noite, estávamos em uma cidade que não conhecíamos, e a equipe da pousada prontamente nos apoiou, nos acompanhou ao veterinário e nos deu todo o suporte necessário. Nos sentimos cuidados e acolhidos.


Também é importante conhecer o mercado pet da região, como pet shops e, principalmente, clínicas veterinárias. O viajante pode precisar comprar algo para o pet ou até mesmo precisar de atendimento veterinário. Assim como sabemos o telefone do hospital local e como chamar uma ambulância em caso de necessidade, também é preciso ter mapeado o protocolo de emergência para incidentes com os pets.


Nada é mais chato do que querer sair para comer e não saber onde ir porque não sabe se os pets serão aceitos. Indicar esses locais e serviços é uma gentileza que faz toda a diferença para quem viaja com animais de estimação.


São as conexões entre diversos profissionais que tornarão a viagem do cliente especial.

Sharlene Irente

Autor: Sharlene Irente

Sócia-fundadora da Cãomigo, há 6 anos atua na área de Turismo Pet Friendly, Formada em Psicologia, pós-graduada em Psicologia Organizacional, MBA em Gestão de Negócios e pós-graduada em Customer Experience em Turismo...


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** Todo artigo em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados, não reflete necessariamente a opinião do programa São Paulo Mais Perto.


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