Famílias Multiespécie e o Turismo Pet Friendly


Esse é meu primeiro artigo por aqui, e para começar a sequencia de informações e reflexões sobre o mercado de turismo pet friendly, vou começar me apresentando e contextualizando o tema.


Eu sou a Sharlene, sou mãe de quatro cães, vira-latas e muito fofos. Sou sócia-fundadora da Cãomigo e trabalho com turismo pet há seis anos.


Se você não tem um pet em casa, certamente conhece alguém que tem, não é mesmo? Os pets estão presentes em mais da metade dos lares brasileiros, com mais de 149 milhões de pets, o Brasil ocupa o 3° lugar no ranking mundial.


O cachorro foi o primeiro animal a ser domesticado pelo homem, antes mesmo dos animais de fazenda, e ainda é o animal doméstico mais frequente no Brasil, superando até mesmo o número de crianças. Não, não é só modo de falar, o IBGE desde 2015 já constatou que existem mais cães do que crianças nas familias brasileiras.


Essa mulher, sua família e seus amigos não são os únicos beneficiados com essa mudança. O turismo inclusivo fortalece as comunidades locais, promove a inclusão social e, ainda, gera oportunidades econômicas. Ele permite que todos desfrutem das maravilhas naturais que desejamos visitar e que vivenciem experiências que contribuam para a economia local de maneira significativa.


Famílias Multiespécie


Os números são bastante expressivos, mas não podemos deixar de fazer uma análise qualitativa deste cenário. A relação entre as pessoas e os seus animais de estimação também vêm mudando.


A domesticação dos cães pelo homem se iniciou há pelo menos 14 mil anos, e a evoluação da espécie acompanhou a própria evolução do ser humano. Não é exagero afirmar que os cães não seriam os cães sem nós humanos, mas também que nós não seríamos quem somos sem a companhia deles em nossa evolução.


Os pets hoje têm um espaço muito diferente do que tinham na época dos nossos avós. Especialmente nas grandes cidades, influenciados pelos hábitos de vida e pela verticalização das moradias, os animais foram se tornando cada vez mais próximos, e inevitavelmente os laços afetivos foram se fortalecendo.


Embora ainda existam os “cães de quintal”, os gatos que saem para dar uma passeada na vizinhança, e um enorme número de animais abandonados, é indiscutível que a atenção dada aos animais de estimação nunca foi tão grande.


A família multiespécie é um termo que reflete a evolução da sociedade e da nossa compreensão das relações humanos e animais. Desde o campo da psicologia até o âmbito jurídico, observamos um movimento em direção à inclusãodos membros não humanos como membros essenciais das famílias.


Resumindo: Família multiespécie é quando há vínculo afetivo entre os membros humanos e os não-humanos da família.


Na minha família somos dois humanos e quatro cães


Potencial do Mercado Pet


Em quase todas as capitais é possível encontrar uma diversidade enorme de serviços voltados aos animais de estimação, como banhos, serviços veterinários, fisioterapia, acupuntura, natação, adestramentos, e até mesmo creches e festas de aniversário.


O mercado pet demonstra crescimento há anos, e ao contrário de ourtos mercados, demonstrou crescimento ainda maior durante e após a pandemia do Covid.


Segundo o Instituto Pet Brasil, o faturamento do setor pet cresceu 16,4% em 2022 (se comparado ao ano anterior), chegando aos R$ 60,2 bilhões.


Nossos pets são responsáveis por gastar boa parte do orçamento familiar, afinal, quem é mãe ou pai de pet sabe que um brinquedo de roer pode custar bem mais do que uma Barbie.


Oportunidades para o Turismo


Agora você pode estar me perguntandi: tá, mas o que isso tem a ver com Turismo?


Tudo, é claro!


Se os animais são parte da família, se são responsáveis por “gastar” parte do orçamento familiar, é claro que também são considerados na hora de viajar.


Uma pesquisa realizada pelo Hotéis.com revela que 82% dos entrevistados pretendem viajar com seus animais.


Outra pesquisa, desta vez realizada pela Booking.com, revelou que 46% dos brasileiros vão escolher o próximo destino de férias baseado no quão Pet Friendly ele é. O filtro “aceita pets” é p terceiro mais usado pelos brasileiros em buscas na plataforma, percentual bem acima da média global (31%).


Dados da empresa Decode, demonstrou que a busca on line pelo termo “hotel pet friendly” cresceu 238% durante a pandemia, entre 2020 e 2021.


Deu pra perceber o tamanho deste mercado?

Sharlene Irente

Autor: Sharlene Irente

Sócia-fundadora da Cãomigo, há 6 anos atua na área de Turismo Pet Friendly, Formada em Psicologia, pós-graduada em Psicologia Organizacional, MBA em Gestão de Negócios e pós-graduada em Customer Experience em Turismo...


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** Todo artigo em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados, não reflete necessariamente a opinião do programa São Paulo Mais Perto.


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