De blogueira a guia de Turismo


Prazer, eu sou a Thaís Carneiro.


Em janeiro de 2016, eu comecei a compartilhar as minhas experiências como mulher viajante no blog Cafezim e Prosa. Uma amiga querida me apontou que havia uma confusão em relação aos nomes e à forma como as pessoas poderiam se recordar de mim, pois o blog tinha um nome e havia a coluna Mulheres Viajantes.


A trajetória da Mulheres Viajantes, se iniciou assim, como um hobby de uma professora de história, que fora de sala de aula compartilhava seus relatos e dicas de viagem bem como compilou cerca de 300 relatos de mulheres que viajam sozinhas e/ou entre mulheres.


Essas 300 mulheres confiaram a mim suas histórias, seus amores e frustrações, suas aventuras e desventuras em solo nacional e estrangeiro, desafiando a si próprias e colocando-se no mundo. Temos relatos de diferentes estilos, desde a partilha de ser uma brasileira em um mochilão de 5 meses pelo sudeste asiático, passando pelo relato de uma italiana vivendo em São Paulo, até uma brasileira passando por um retiro de silêncio de 10 dias.


Em 2019, senti a necessidade de transicionar de carreira, abandonei a sala de aula e voltei a ser aluna para me tornar guia de turismo. Esse processo foi valioso para pensar o trabalho que eu oferecia gratuitamente ao meu público e como poderia rentabilizá-lo para poder me dedicar profissionalmente.


Como um experimento, nasceu o primeiro roteiro da Mulheres Viajantes, como uma agência de experiências: O Centro pelo Olhar das Mulheres. Com pouco dinheiro no bolso e ideias na cabeça, decidi explorar o meu quintal, o bairro da República. Desse ímpeto, construí um roteiro que reflete a trajetória de mulheres modernistas da primeira metade do século 20.


Nesta caminhada, passamos por lugares como COPAN, Theatro Municipal, Praça Roosevelt e Biblioteca Mário de Andrade. Com esse roteiro, tive a oportunidade de ser contemplada por quatro anos seguidos na Jornada do Patrimônio, tendo a última edição em 2023 contado com interpretação em libras.Também tive o prazer de realizá-lo para graduandos do curso de Lazer e Turismo e integrantes da USP 60+.


Nesta coluna, compartilharei nos próximos artigos, os desafios e as possibilidades de se construir experiências para o turista na capital de São Paulo.

Thaís Carneiro

Autor: Thaís Carneiro

Sócia-fundadora da Cãomigo, há 6 anos atua na área de Turismo Pet Friendly, Formada em Psicologia, pós-graduada em Psicologia Organizacional, MBA em Gestão de Negócios e pós-graduada em Customer Experience em Turismo...


Saiba Mais

** Todo artigo em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados, não reflete necessariamente a opinião do programa São Paulo Mais Perto.


Colabore conosco!

Tem alguma notícia relevante, algum assunto ou projeto que conheça sobre turismo? Preencha o formulário abaixo ou envie um e-mail para contato@saopaulomaisperto.com.br.