Crédito como Indutor do Investimento Turístico


A importância da atividade turística como indutora do desenvolvimento depende de ações de planejamento e gestão eficazes e, principalmente, que estas ações sejam integradas entre o poder público e a iniciativa privada.


Para entendermos a força motriz do crédito no ecossistema econômico e produtivo do setor turismo, precisamos entender que os investimentos turísticos necessitam ocorrer de forma integrada entre estes setores, ou seja, o investimento público direto em infraestrutura turística, em saneamento, segurança, acesso e mobilidade vai atrair e garantir os investimentos privados.


De um lado, setor público gerando fluxo e aumento da demanda, por meio das políticas públicas e, por outro lado, este aumento da demanda atraindo o investimento privado na oferta de serviços, gerando mais empregos, mais renda, mais inclusão e, consequentemente, mais receita para o município e para o estado.


Neste processo integrado temos o crédito como um grande motor de aceleração destes investimentos. Estamos falando de uma política de crédito qualificada e orientada ao investimento turístico produtivo, gerador de empregos e renda, garantidor do desenvolvimento econômico nas regiões turísticas.


No Estado de São Paulo, podemos observar que o Governo, por meio das políticas públicas de incentivo ao crédito e estratégias de atração e captação de investimentos turísticos, estruturou o Programa CrediturSP, que será lançado oficialmente em breve, mas que, previamente, já está disponível para todo o trade turístico e municípios turísticos.


O CrediturSP tem o objetivo de apoiar e orientar o ecossistema produtivo do turismo paulista, no acesso às linhas de crédito e recursos de financiamentos nacionais e internacionais, visando a execução de projetos de estruturação do turismo, de forma sustentável, para melhorar a infraestrutura e os serviços turísticos, garantir o desenvolvimento econômico e social e gerar mais empregos e renda, para o Estado de São Paulo. Objetiva ainda, fortalecer os mecanismos e modelagens inovadoras de crédito qualificado, para o desenvolvimento produtivo e sustentável do turismo paulista.


No âmbito destas premissas, o empresário e o gestor público podem ter acesso a várias parcerias com instituições financeiras, com inovação e agilidade por meio das fintechs de crédito, com amplitude que abrange toda a cadeia produtiva do turismo, por meio dos bancos públicos e cooperativas de crédito, além do crédito orientado com o Sebrae-SP e investimentos orientados por meio da InvestSP.


O empresário e o gestor público podem ter acesso a estas informações por meio do site da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, no Hub de Crédito e Investimentos.


Nas próximas conversas traremos detalhes sobre os tipos de crédito disponíveis e como acessar as diferentes linhas de crédito e financiamento disponíveis.


Serviço: Hub de Crédito e Investimentos Turísticos
marcelo

Autor: Eduardo Madeira

É graduado em Economia, pós-graduado em Marketing e Propaganda e especialista em projetos públicos e finanças. Atualmente coordena o Núcleo de Financiamentos e Investimentos...


Saiba Mais

** Todo artigo em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados, não reflete necessariamente a opinião do programa São Paulo Mais Perto.


Colabore conosco!

Tem alguma notícia relevante, algum assunto ou projeto que conheça sobre turismo? Preencha o formulário abaixo ou envie um e-mail para contato@saopaulomaisperto.com.br.