Desenvolvendo o Potencial do Turismo Senior
No mundo todo, o turismo senior é uma importante mola propulsora da indústria turística como um todo. Embora as pessoas mais velhas formem um grupo tão diverso como qualquer outro segmento demográfico, há algumas características em comum:
- São viajantes mais experientes;
- Têm mais tempo para se dedicar a viagens e lazer;
- Viajar é muitas vezes uma prioridade nesta fase da vida;
- Há sempre algum dinheiro disponivel para viagens, mesmo que curtas;
- É um turista mais flexível em termos de calendário, muitas vezes preferindo viajar fora da alta temporada;
- São mais exigentes e demandam serviços de melhor qualidade;
- Não são influenciados por modismos;
Geralmente se subdivide o grupo dos turistas seniores em 3 grandes categorias. Aqueles entre 50 e 65 anos, os entre 65 e 75 anos e acima de 75 anos. Essa divisão não é rígida nem consagrada internacionalmente, mas vem sendo cada vez mais adotada e parece fazer sentido O 50 a 65 anos ainda goza de bastante saúde e encara bem viagens de todos os tipos, incluindo as de aventura e as individuais. À medida em que se progride na idade, mais e mais pessoas passam a preferir pacotes turísticos guiados. Os passeios de ônibus são especialmente populares porque proporcionam segurança, custo acessível e companhia para quem viaja sozinho.
Outra razão pela qual os turistas mais velhos tendem a preferir visitas guiadas é a saúde. Quanto maior o suporte oferecido por uma operadora, mais seguro o turista com problemas de mobilidade ou outras necessidades especiais se sentirá. Temos de lembrar que há um senso de urgências entre os mais velhos. Todos reconhecem que a vida é finita e se ela não for aproveitada agora, não o será no futuro.
É esse senso de urgência que estimula os mais velhos viajarem o máximo que for possivel O ritmo e o escopo de um passeio para viajantes maduros precisa ser pensado com cuidado. Turistas seniores não aguentam o ritmo acelerado que muitos pacotes turísticos impõem. No entanto, eles desejam conhecer os mesmos lugares. A solução para isso é dupla: de um lado, não misturar faixas etárias muito discrepantes em um mesmo grupo. De outro, criar pacotes de duração mais longa, onde todas as atrações possam ser visitadas sem pressa pelos mais velhos
Pessoas com mais idade gostam de viajar fora de temporada e isso é ótimo para a indústria do turismo. “Fora de temporada” frequentemente significa tempo chuvoso ou frio. É importante destacar que pessoas mais velhas são suscetíveis às mudanças de temperatura e intempéries. Não dá para arriscar uma chuva na cabeça ou uma queda brusca de temperatura no meio do passeio. Ao contrário dos jovens, que irão considerar isso como uma aventura, os mais velhos poderão adoecer e isso é tudo o que não se quer em uma viagem.
Viajantes maduros gostam de aprender e aceitam com prazer um volume muito maior de informação e cultura sobre um dado local do que outros grupos etários. Os jovens, de modo geral, gostam de descobrir as coisas por si só. Os mais velhos apreciam guias turísticos letrados, que se debrucem sobre história, arquitetura, tradição, hábitos locais e outros fatores culturais. E, acima de tudo, adoram interagir com a população local.
À medida que envelhecemos, aprendemos a apreciar a necessidade de cooperação e tolerância para o bom funcionamento social. Por isso é comum os viajantes mais velhos serem educados e respeitosos, exigindo o mesmo em troca. Porém, há sutilezas. Um guia turístico que se comporte como tutor de jovens, dando lições sobre como manter o ônibus limpo, manter baixo o nível de ruído ou respeitar a fila, será considerado como altamente desrespeitoso e arrogante.
A tolerância dos visitantes mais velhos ao desrespeito (percebido ou real) pode ser ainda menor entre os visitantes de etnias orientais, onde a idade confere maior autoridade pessoal. Conhecer um pouco do perfil e cultura de base do grupo é sensato e ajuda a evitar constrangimentos
Os turistas mais velhos sentem-se confortáveis em viajar sozinhos, especialmente as mulheres. Isto tem impacto em custo. No Brasil, o quarto individual é mais caro do que o quarto duplo. Porém, nem sempre uma pessoa viajando sozinha aceita dividir o quarto com um estranho. Os jovens vão para hostels e outros perfis de hospedagem onde a privacidade é relativa. Turistas seniores são completamente diferentes. Este é um desafio para os hotéis: como acomodar um número maior de turistas seniores em quartos simples sem onerar excessivamente os custos de hospedagem
Estes são alguns alertas para todos os que pretendem atender a este crescente mercado. O turista senior pode ser uma grande fonte de receita mas tem suas características específicas e espera ser atendido de maneira diferenciada