Marketing para consumidores maduros: dez coisas que você precisa saber


Muitas campanhas de marketing focadas no público maduro geram resultados pobres porque se baseiam em estereótipos e conceitos descolados da realidade. Entender a mente do consumidor mais velho é essencial para conectar marcas e produtos. Os 10 aspectos listados abaixo vêm de literatura internacional já que quase não há conhecimento sobre o comportamento do consumidor senior brasileiro. Ainda assim, é bastante recomendável que um estrategista marketing - interessado em atrair 57 milhões de turistas brasileiros com mais de 50 anos, gente que tem R$ 2 trilhões na carteira para gastar, todo ano – levem esses aspectos em consideração:


Um comprador mais velho pode parecer mesquinho ao pedir desconto em uma loja, pouco antes de sair dirigindo um carro importado. Isso não é evidência de comportamento contraditório, mas um exemplo do item 9: em algumas compras, importa o preço. Em compras de itens de desejo, importa o valor que o consumidor atribui ao bem. Em uma mesma viagem, o cliente pode optar por pagar a passagem aérea mais barata mas escolhe um hotel de alto padrão. Ficar duas horas em um avião não é exatamente uma experiência turística. Provavelmente o cliente viaja sempre e entende o avião como mero meio de transporte. Mas o hotel é parte de seu imaginário para uma viagem de descanso e prazer. É onde ele opta por investir mais.

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Autor: Fabio Nogueira

Fabio Nogueira é CEO do Observatório da Longevidade. Nogueira cursou engenharia civil na Escopa Politécnica da USP...


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** Todo artigo em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados, não reflete necessariamente a opinião do programa São Paulo Mais Perto.


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