TURISMO ESPORTIVO UMA FERRAMENTA ECONÔMICA E SOCIAL
O que é o turismo de esportes?
O conceito de turismo esportivo descreve um segmento constituído por programas e atividades com fins específicos de promover a prática de esportes atraves de competições, festivais, feiras, workshops, sendo ela em nivel regional, estadual ou nacional, por atletas amadores ou profissionais.
O Turismo Esportivo é voltado para quem busca participar seja como competidor (amador ou profissional), espectador, organizador, patrocinador ou comercial. Esse segmento fomenta todo o Trade Turístico local como pousadas, restaurantes, postos de gasolina, bares e outros.
De acordo com dados de um estudo realizado pela Travel Leaders Group e a Adventure Travel Trade Association, o mercado global de turismo de aventura movimentou US$ 683 bilhões (cerca de R$ 2,847 trilhões) pelo mundo em 2018, antes da pandemia. Este segmento compreende atividades de aventura feitas em espaços urbanos, naturais ou rurais.
CNN BRASIL, (2023) https://www.cnnbrasil.com.br/viagemegastronomia/viagem/turismo-esportivo-ganha-espaco-em-mercado-brasileiro-e-agencias-se-especializam-no-setor/
Exemplo é a Canoagem que vem crescendo muito e em especial no Estado de São Paulo através da Federação de Canoagem do Estado de São Paulo – FECAESP, que é a entidade responsável pela Canoagem do Estado e tem a missão de desenvolver e fomentar competições, ações, programas e projetos em especial nos municípios com menos de 50 mil habitantes.
A FECAESP tem direcionado as competições nesses pequenos municípios, não que seja uma regra, a federação realiza competições em todos os municípios do estado interessados, sendo com 5 a 500 mil habitantes, isso não importa. Mas priorizamos a agilidade do acesso ao poder público, reuniões de apresentação, desenvolvimento e construção de uma competição estadual e em uma cidade de grande centro isso acaba sendo lento, devido ao acesso ao poder público.
O que temos notado nesses pequenos municípios é o envolvimento da população presente nas competições, por se tratar de uma novidade na cidade e torna o evento volumoso, assim gerando renda local para o comércio que esta trabalhando na competição.
Hoje uma competição estadual tem levado cerca de quase 500 pessoas entre atletas, comissão, organização e familiares envolvidos no evento, ou seja, o impacto econômico e social é muito grande, se tratando num município de pequeno porte, já num grande centro isso não teria um grande impacto.
Um dos principais trabalhos que temos desenvolvidos é o legado da competição, desenvolver uma escolinha de canoagem, assim dando oportunidade a crianças e adolescentes, meninas e meninos da rede pública. A Cidade de Iguape é um grande exemplo, um município com 29 mil habitantes com enorme potencial para a prática da canoagem, pois possui um grande volume de agua com balneabilidade e após uma competição estadual estamos planejando com o poder publico uma escolinha de canoagem, além de outros serviços que surgiram para o turismo náutico esportivo.
O Esporte tem um poder único de mobilizar e inspirar homens e mulheres, sendo um veículo poderoso social, a igualdade de gênero e empoderamento de jovens e adolescentes.