Reflexões sobre a importância da Festa da Uva para Jundiaí e dos Eventos Turísticos para os Destinos


Muitas vezes as pessoas desprezam o poder multiplicador e de desenvolvimento dos eventos, em especial dos eventos de natureza turística. Entretanto, estes eventos produzem resultados muito importantes para a economia local e para a imagem de uma cidade. Vide exemplo da Festa da Uva de Jundiaí. Tendo sido reestruturada a partir de 2013, com um formato totalmente voltado para valorizar a produção de uvas da cidade e a cultura e tradições do município, nestes 10 anos (2013 a 2024) a festa aumentou em mais de 500% o número de visitantes.


Muitas pessoas ainda falam do formato antigo das festas, com ‘grandes shows’, ou uma programação em que as estrelas eram os artistas de renome na mídia nacional. Eram eventos cujo principal atrativo eram os shows de artistas renomados na mídia nacional.


O último evento realizado neste formato, em 2011, levou para o Parque Comendador Antônio Carbonari, 32 mil pessoas, durante 9 dias de evento. Neste momento, o evento era realizado quase que em sua totalidade por empresas de outros municípios e os benefícios pouco se refletiam em Jundiaí.


Já na edição de 2013, em que o formato comunitário passou a ser valorizado, foram 77 mil participantes e o crescimento não parou por aí. Em 2014, a Festa recebeu 126 mil visitantes, em 2015 foram 153 mil e em 2016, 167 mil visitantes. No ano de 2024, foram 242 mil visitantes, de 406 cidades, todos os estados do Brasil e 30 países diferentes.


A uva, as tradições, a cultura local, a gastronomia, as rotas turísticas, o artesanato, os artistas jundiaienses voltaram a compor a Festa da Uva. Jundiaí, em todas as suas nuances, tornou-se a estrela da Festa.


Este novo formato, que privilegia a cultura local como atrativo turístico, faz com que o recurso advindo da Festa bem como os investimentos realizados para que ela aconteça, fiquem na cidade, beneficiando artistas locais, artesãos, produtores de uva e vinho, empreendimentos turísticos, comunidades e entidades assistenciais.


Mas os resultados de um evento deste porte não são medidos somente pelo número de participantes – ainda que este número tenha aumentado significativamente nos últimos anos.


Atualmente, a Festa da Uva privilegia empreendedores, empreendimentos e grupos de Jundiaí em toda a sua produção e estruturação. A comercialização de alimentos – a gastronomia da Festa, que composta por mais de uma centena de opções diversificadas é oferecida exclusivamente pelos bairros de Jundiaí e por entidades assistenciais da cidade. O recurso arrecadado com as vendas, naturalmente, é revertido para benfeitorias nos próprios bairros e comunidades envolvidos e para as entidades assistenciais participantes. São 19 bairros participando da Festa todos os anos e 48 entidades assistenciais diretamente beneficiadas.


Obviamente, é impossível falarmos sobre Festa da Uva, sem mencionarmos também a produção rural. Historicamente, Jundiaí ganhou o apelido de Terra da Uva e não foi à toa que isso aconteceu. Em 1933, nos vinhedos do bairro do Traviú, a partir de uma mutação genética espontânea, surgiu a uva niágara rosada. Até então, somente a variedade branca (das bagas verdes) existia. Rapidamente, a variedade rosada se multiplicou, ganhando o gosto dos consumidores e já em 1934 acontecia na cidade a primeira Festa da Uva, que atraiu mais de 100 mil visitantes para Jundiaí, em um período em que o município não tinha mais do que 40 mil habitantes.


Com prêmios recebidos em Feiras Internacionais na década de 30 do século passado, por conta da nova variedade e o escoamento da produção sendo realizado com a ajuda da ferrovia, rapidamente Jundiaí passou a ser reconhecida nacional e internacionalmente como Terra da Uva. A niágara rosada de Jundiahy, primeira uva efetivamente brasileira, recebeu, em 2023, 90 anos após seu surgimento, a Indicação Geográfica (IG) na categoria Indicação de Procedência (IP) pelo INPI.


A produção cresceu de maneira significativa e ainda hoje a cidade possui mais de 500 produtores de uva e representa uma das maiores produções, em termos de volume e qualidade, do País.


Nas últimas edições da Festa da Uva, 12 bairros comercializaram a fruta, além de outras frutas produzidas no município. Na edição de 2024, foram comercializadas mais de 110 toneladas de fruta nos 13 dias de evento, com a participação direta de quase uma centena de produtores rurais.


A comercialização direta produtor – consumidor final, naturalmente, é extremamente benéfica, já que este produtor consegue preços melhores do que enviar seus produtos para centros de distribuição como Ceasa e Ceagesp. Isso fortalece o produtor, motiva a produção e melhora a qualidade de vida dos envolvidos, além de tornar perene a imagem de “Jundiaí Terra da Uva”.


Além disso, os produtores comercializam também subprodutos que agregam ainda mais valor a sua produção, como geleias, suco de uva, pães, salada de fruta etc.


A produção local de vinho também tem sido valorizada ano a ano. Desde 2013, junto à Festa da Uva, é realizada a Expo Vinhos. No pavilhão central do Parque, denominado Vila do Vinho, em meio a inúmeras apresentações de artistas jundiaienses, as adegas e vinícolas oferecem degustação de vinhos, espumantes e licores produzidos em Jundiaí, comercializam seus produtos e fazem a divulgação de seus espaços. Além da venda direta, muitos empreendedores já manifestaram que a Festa é um dos principais meios de divulgação de seus produtos e de seus empreendimentos e que, ao longo de todo o ano, centenas de turistas voltam às vinícolas para conhecê-las e adquirir mais produtos, garantindo o fluxo turístico e a comercialização. A Festa traz bons resultados que se estendem e reverberam para muito além dos 13 dias em que acontece.


O evento beneficia também outros segmentos. Artesãos, do Programa Jundiaí Feito à Mão, se preparam por meses para comercializar seus produtos na Festa da Uva. Produtos efetivamente artesanais, produzidos por artesãos de Jundiaí e comercializados para os mais diferentes destinos, muitas vezes garantem a renda dos mais de 50 artesãos envolvidos no evento. Em 2024 foram mais de 15 mil peças artesanais comercializadas.


As Rotas Turísticas e os atrativos turísticos de Jundiaí têm também seu espaço de divulgação durante a Festa. A área conhecida como Empório de Jundiaí abre a possibilidade para as rotas turísticas e mais vários empreendimentos e atrativos comercializarem subprodutos como pães, bolos, doces, queijos, cerveja artesanal, mel, geleias, compotas, conservas e tantas outras opções. Além da comercialização direta, estes empreendimentos realizam a divulgação de seus espaços e recebem grupos ao longo do ano em virtude dessa divulgação. As Rotas Turísticas, especialmente, receberam, durante todo o ano de 2023, vários grupos que estiveram na Festa e voltaram para conhecer outros atrativos da cidade.


Este movimento, naturalmente, favorece toda a cadeia produtiva do turismo local, uma vez que as agências receptivas, além de comercializarem passeios dentro da Festa, recebem os grupos nos meses subsequentes, gerando ainda oportunidade para que os guias de turismo da cidade também participem e se beneficiem dos resultados da Festa da Uva. Jundiaí, a partir da Festa, torna-se destino de inúmeros grupos e agências de vários pontos do estado e de outros estados. Sem contar os inúmeros grupos que vem para a cidade durante o próprio evento. Em 2024, registramos mais de 408 ônibus durante os sábados e domingos de Festa.


Outros elos da cadeia produtiva do turismo também são positivamente impactados. Os meios de hospedagem recebem grupos que se hospedam na cidade – pelo menos 85% dos hotéis receberam grupos para Festa este ano, o que melhora as taxas de ocupação dos mesmos aos finais de semana, ocupação esta que é sempre mais baixa do que o fluxo dos dias de semana, gerado pelo turismo de negócios. Muitos hotéis ficaram com 100% de ocupação no período da Festa da Uva deste ano, repetindo o sucesso dos anos de 2020 e 2023.


Muitos dos grupos que vêm a Festa da Uva aproveitam também para conhecer outros atrativos da cidade. Estes grupos realizam visitas a propriedades que trabalham com turismo rural, adegas, lojas especiais e depois visitam a Festa ou vice e versa, movimentando, com isso, a economia vinculada ao setor de turismo como um todo. Desde meados de julho, todos os anos, agências emissivas entram em contato pois já estão organizando grupos e comercializando pacotes da Festa do ano subsequente. São grupos de diversas cidades do estado, litoral e praticamente todos os estados do Brasil.


Gráfico 01

Gráfico 1: Conheceu outros atrativos da cidade durante a Festa da Uva?


Fonte: Pesquisa Perfil do Visitante Festa da Uva de Jundiaí 2024. Prefeitura de Jundiaí. Departamento de Turismo


Além do fomento promovido para o setor de agricultura e turismo, é necessário que sejam mencionados os benefícios também para o setor de cultura do município.


Desde a edição de 2013, o evento tem privilegiado de maneira exclusiva os artistas locais. Bandas, grupos musicais, grupos de teatro, escolas de dança, corais e inúmeras outras atrações e artistas jundiaienses tem seu espaço garantido na Festa. São, em média, 1500 artistas envolvidos em uma programação realizada em cinco palcos e que oferece diversidade de opções ao longo de todo o dia para visitantes e comunidade. Artistas locais foram valorizados e reconhecem essa valorização, comentando, inclusive, sobre a qualidade da estrutura oferecida para suas apresentações e o fato de serem remunerados para realizar seu trabalho no evento mais importante de Jundiaí. Nossos corpos artísticos estão envolvidos, recebem turistas e visitantes e encantam contando a história da Festa, da Uva Niágara Rosada e a história de Jundiaí.


A Festa ainda gera oportunidades de trabalho para outros segmentos. Há a contratação e mão-de-obra temporária em volume significativo, envolvendo orientadores de público, equipe de apoio, equipe de limpeza, além das equipes dos mais de 40 fornecedores – muitos deles de Jundiaí – que trabalham na montagem e na execução do evento.


Em um dia comum de Festa, são quase mil profissionais envolvidos diretamente no evento.


A Festa da Uva é também uma importante opção de lazer para a comunidade jundiaiense. Configurando-se como um excelente espaço para reunir a família, com entrada gratuita e atrações para todas as idades, o evento teve a aprovação de mais de 98,5% dos participantes, que qualificam a Festa entre ótimo (77,8%) e bom (20,7%). Em pesquisa realizada durante o evento, 46% dos entrevistados sequer identificaram pontos negativos no evento e 87,4% afirmaram que certamente estarão presentes nas próximas edições.


Gráfico 02

Gráfico 2: Expectativa de Retornar à Festa da Uva


Fonte: Pesquisa Perfil do Visitante Festa da Uva de Jundiaí 2024. Prefeitura de Jundiaí. Departamento de Turismo.


A entrada franca, a gratuidade das atrações, já que até mesmo o parque infantil – que atende, mais de 30 mil crianças nos treze dias de evento - é gratuito para os visitantes, tornam o espaço um ambiente agradável e acessível para a comunidade jundiaiense e para turistas, que aprovam o formato da Festa e aguardam, ansiosamente, as próximas edições, como pode ser observado nos incontáveis comentários realizados em mídias sociais, que descrevem a Festa como um espaço gratuito e acessível para a comunidade e para o turista, o que levou a família de volta para a Festa da Uva, como era desejo de tantos há muitos anos.


São incontáveis os benefícios que um evento do porte da Festa da Uva traz para o município e para todo o público envolvido direta e indiretamente em sua produção. Mais do que isso, o público que participa do evento, em especial os visitantes e turistas injetam recursos na economia da cidade, já que compram frutas, artesanato e souvenires, vinhos, aproveitam da diversificada gastronomia oferecida e tem a oportunidade de conhecer um pouco do que Jundiaí tem a oferecer. E, como dito, muitos voltam em outros momentos, ampliando, desta forma, o fluxo turístico local e favorecendo a economia do município, na medida em que os recursos gerados pelo evento se multiplicam pelo comércio e pelo setor de serviços como um todo.


Em 2024, foram investidos R$ 8 milhões na Festa, investimento este realizado pela Prefeitura de Jundiaí, que enxerga o evento como uma política pública de fomento ao turismo, cultura e ao agronegócio local. Somente dentro do evento, em compras de produtos, frutas, artesanato e gastronomia, giraram R$ 32 milhões de reais.


Investir em eventos é fator de desenvolvimento econômico e fomento. Investir em eventos turísticos como a Festa da Uva é também favorecer a salvaguarda das tradições, da cultura e da história de uma cidade, cujo crescimento, indubitavelmente, está historicamente ligado a produção rural da uva.


Investir na Festa da Uva é valorizar o produtor rural e a produção. É garantir que o mesmo continue produzindo e com isso a zona rural do município seja preservada, garantindo também a qualidade de vida da população como um todo.


Investir da Festa da Uva é valorizar o artesanato e o artesão. É valorizar o produtor de vinhos. É valorizar a diversidade gastronômica e cultural da cidade. É valorizar o artista local. É manter a identidade de Jundiaí viva e é fazer com que o jundiaiense continue tendo orgulho da sua Jundiaí Terra da Uva.


E todo esse processo contribui significativamente para o fomento do turismo local, bem como para o posicionamento e fortalecimento da identidade do destino. E estes são os benefícios dos eventos turísticos para uma cidade: além dos benefícios diretos, com a injeção de recursos financeiros na localidade, geração de emprego, são excelentes estratégias para que turistas conheçam e retornem a um destino, tenham contato com os atrativos locais e ‘degustem’ um pouco do que o município tem a oferecer.


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Autor: Marcela Moro

Apaixonada pelo turismo, pelo turismo rural e por planejamento e políticas públicas de turismo, é turismóloga e mestre em comunicação e atua na área há 27 anos...


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** Todo artigo em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados, não reflete necessariamente a opinião do programa São Paulo Mais Perto.


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